Seja bem vindo,

Agradecemos a sua visita.

Maçonaria

Afinal, o que é maçonaria e o que fazem os maçons?
Go to O que é?

O que é?

A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista.

Go to Quais seus princípios?

Quais seus princípios?

A liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças, nações; a igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, a raça ou nacionalidade; a fraternidade de todos os homens, já que somos todos filhos do mesmo CRIADOR e, portanto, humanos e como conseqüência, a fraternidade entre todas as nações.

Go to Qual seu objetivo?

Qual seu objetivo?

Seu objetivo é a investigação da verdade, o exame damoral e a prática das virtudes.

Go to É uma religião?

É uma religião?

Não. A Maçonaria não é uma religião. É uma sociedade que tem por objetivo unir os homens entre si. União recíproca, no sentido mais amplo e elevado do termo. E nesse seu esforço de união dos homens, admite em seu seio pessoas de todos os credos religiosos sem nenhuma distinção.

Go to O que ela já fez?

O que ela já fez?

A Independência do Brasil, a Abolição e a República. Isto para citar somente os três maiores feitos da nossa história, em que os maçons tomaram parte ativa. No âmbito mundial, a Revolução Francesa, a Independência e fundação dos EUA por exemplo tiveram maçons como protagonistas.

Go to O que se obtêm sendo maçom?

O que se obtêm sendo maçom?

A possibilidade de aperfeiçoar-se, de instruir-se, de disciplinar-se, de conviver com pessoas que, por suas palavras, por suas obras, podem constituir-se em exemplos; encontrar afetos fraternais em qualquer lugar em que se esteja dentro ou fora do país.

Go to Maçons Ilustres

Maçons Ilustres

Filósofos como Voltaire, Goethe e Lessing; Músicos como Beethoven, Haydn e Mozart; Militares como Frederico o Grande, Napoleão e Garibaldi; Poetas como Byron, Lamartine e Hugo; Escritores como Castellar, Mazzini e Espling; Dom Pedro I, Bolívar, George Washington, Benjamin Franklin e muitos outros.

Go to Como se tornar um?

Como se tornar um?

Crer na existência de um princípio Criador; ser homem livre e de bons costumes; ser consciente de seus deveres para com a Pátria, seus semelhantes e consigo mesmo; ter uma profissão ou oficio lícito e honrado que lhe permita prover suas necessidades pessoais e de sua família e a sustentação das obras da Instituição. Saiba mais aqui

"Todo pensamento maçônico deve ser criador. Essa atitude mental engrandece o espírito e fortifica o coração. Cada maçom, parte viva dos irmãos, concorrerá para similar o ideal da Ordem e desenvolvê-lo na capacidade de sua inteligência. Cada Loja é um Templo sagrado, sob cuja abóboda os homens livres e de bons costumes devem reunir-se fraternalmente, procurando conseguir o bem da humanidade."
Filosofia Maçônica

História da Dezoito de Julho

Uma história sem ponto final…

”Alt

Em 18 de Julho de 1840 um grupo de Maçons decidiu fundar uma Loja no momento em que a Maçonaria no Brasil passava por uma reorganização. Naquela ocasião, talvez, não tivessem dimensão até onde ela chegaria mais, por certo, plantaram ali o embrião de uma forte oficina que fez, e continuando fazendo, história na Maçonaria brasileira, história essa escrita por homens de bons costumes que decidiram erguer um monumento à virtude, tendo o céu como teto, o solo como berço e a liberdade como religião. Tudo isso de forma a propiciar aos seus iniciados um aperfeiçoamento moral, intelectual e social, através do cumprimento inflexível do dever, pela prática da caridade e na constante busca da verdade.

Ato contínuo, com a cisão ocorrida no Grande Oriente Brasileiro do Passeio em 1846, passou a ser jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil, onde permanece até os dias atuais, vindo em 26 de dezembro daquele ano a receber sua Carta Constitutiva com o número de cadastro 79, mais tarde, em 15 de fevereiro de 1848 recebeu a Carta Capitular assegurando a condução de trabalhos em graus filosóficos. No entanto, com o surgimento do Grande Oriente do Brasil do Vale dos Beneditinos em 1863, parte dos membros do quadro rumaram para aquele Oriente, deixando-a com somente 12 Irmãos.

Ao que parece, desde seu início enfrentou grandes desafios, em verdade, o espírito da 18 de Julho adestrou-se com o vento, fazendo da tempestade uma festa, permanecendo assim até os dias atuais. Inicialmente a Loja ficou jurisdicionada ao Grande Oriente Brasileiro do Passeio e, desde o início, trabalhou no Rito Escocês Antigo e Aceito, tendo como primeiro Venerável Mestre Manuel Jacinto Nogueira da Gama, o Marquês de Baependi, nascido em São João Del Rei no dia 08 de setembro de 1765, contemporâneo dos Inconfidentes, falecendo no Rio de Janeiro em 15 de fevereiro de 1847.

Expoente de sua geração, cursou a Universidade de Coimbra, sendo um dos políticos mais influentes do Primeiro Reinado, ocupando os cargos de Deputado Constituinte pelo Rio de Janeiro em 1823 quando integrou o Conselho de Estado que redigiu a Constituição do Império de 1824 e, em seguida, Ministro da Fazenda. Cabe frisar que em 13 de abril de 1843, sob o seu comando, realizou-se a primeira sessão de Força e Vigor da, então, nova oficina.

Clique aqui e leia a matéria completa.

destaques

Palavra do Venerável

Jimmy

Conviver em sociedade requer seguir os princípios basilares do Jardim do Éden: Obedecer Regras, Respeitar Hierarquia e ainda assim ser LIVRE para pensar e decidir, assumindo sua Responsabilidade pelo que diz ou faz. A Maçonaria nos ensina a exatamente assim proceder. A iniciação é o portal para o Jardim onde o Grande Arquiteto concebeu um lugar comum aos Irmãos, repleto de Harmonia, Lealdade, Conhecimento, Apoio Mútuo, Espiritualidade e União.

Um homem não precisa entrar para a maçonaria para se tornar melhor, entretanto, no mundo atual em que vivemos com valores invertidos, violência, intolerância, somos expostos diariamente a tantas influências negativas que temos de procurar uma forma de nos unirmos a pessoas que ainda cultuam algum tipo de preceitos e valores morais e que pensem como nós. E para isso que existe a Maçonaria.

Há regras em todos os lugares, nos Céus e na Terra, assim como no Jardim do Éden e na Maçonaria. Maçom é um homem instruído, homem de boa conduta, prudente e justo, sendo um exemplo pela sua conduta; É um estudioso que não se cansa de aprender e conserva como virtude material, a caridade.

Este é o princípio que conduz a humildade e desvenda o véu para a sabedoria. Somente os iniciados podem participar de nossa sacrossanta instituição, mas somente os ELEITOS realmente permanecem em nossos jardins.

É com muito orgulho que faço parte desta Sacrossanta Instituição, e principalmente da LOJA 18 DE JULHO #79, dedicando sempre meus dias a lutar contra minhas paixões, submetendo as minhas vontades, com escopo de progredir na Maçonaria e na vida pessoal, sem olvidar do desejo de cultivar uma maior proximidade e fraternidade entre os Irmãos.

E este tem sido, há 176 anos, o sentido verdadeiro de nos reunimos em Loja: para tratarmos de assuntos que elevam os nossos espíritos, para polirmos as nossas imensas pedras brutas, para vivermos em paz, para vencermos nossas lutas, combatendo o despotismo, a tirania, os vícios humanos, as vaidades que ferem.
Toda semana, celebramos a alegria contagiante de estarmos unidos, com saúde e frequentando um ambiente no qual é possível abrir o coração sem medos e receios. Um lugar em que todos têm um compromisso ético e moral com a fraternidade e fazem questão de cumpri-lo.

Esta é a nossa Loja, Grande Estrela da Distinção Maçônica, lugar de gente feliz !

A todos: SAÚDE, FORÇA E UNIÃO !

JIMMY DE CASTRO LAURIANO
Venerável Mestre

 

Como entrar na Maçonaria

logopequena

Conforme nossa tradição, o pretendente, necessariamente, precisa ser indicado por um Maçom e o proponente precisa conhecer muito bem quem está indicando. Este é o método milenar de nossa instituição, e partindo deste princípio, tendo o interessado chegado a nós pela internet, iremos verificar a viabilidade do seu ingresso.

Sendo assim, caso você tenha interesse em ingressar na Maçonaria e após pesquisar e estudar sobre nossa Ordem e nossos princípios, entender que tem o perfil que buscamos, e não conhecer nenhum maçom que possa lhe indicar, você poderá preencher um cadastro de interesse em nosso site onde poderemos conhecê-lo melhor e analisar sua candidatura.

Antes de prosseguir tenha em mente que a admissão na Maçonaria é restrita a pessoas adultas sem limitações quanto à sua raça, credo e nacionalidade, desde que gozem de reputação ilibada e que sejam homens íntegros. Deve também atender as exigências impostas à todos os candidatos:

- Ser maior de 18 anos;
- Ser independente financeiramente;
- Suas atividades profissionais devem ser lícitas;
- Se casado, deve contar com a concordância da esposa;
- Ser íntegro e de bons costumes;
- Não possuir antecedentes criminais;
- Crer em um Ser Superior.

Pedimos que reflita bastante antes de registrar seu interesse, esse é um passo importante e o candidato deve estar com as ideias claras e muito certo de seu desejo em ingressar na Ordem.

Observamos que não existe garantia alguma que após o envio destas informações vossa iniciação será deferida.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Banquete Ritualístico – 19 de Dezembro

É com muita honra que convidamos todos os Irmãos ao nosso tradicional Banquete Ritualístico que será realizado no dia 19 de dezembro, às 20h, no Templo sito à Rua Domingos Freire, 136 - Todos os Santos ...
Leia Mais

Sessão Magna Comemorativa de 177 anos

No dia 18 de Julho, a A:.R:.L:.S:. 18 de Julho nº0079, realizou uma Sessão Magna de Entrega de Homenagens e em Comemoração aos 177 anos de Fundação da Oficina , no templo sito à Rua ...
Leia Mais

Sessão Magna de Elevação

No dia 02 de maio de 2017, a A.’.R.’.L.’.S.’. Dezoito de Julho nº 79 realizou com muita satisfação a Sessão Magna de Elevação do Irmão Renato Rodrigues, em seu templo sito a Rua Domingos Freire nº ...
Leia Mais

"Ser Maçom é derramar por todas as partes os esplendores divinos da instrução; e educar a inteligência para o bem, conceber os mais ideais do Direito, da moralidade e do amor, e praticá-los. Ser Maçom é praticar a Tolerância, exercer a Caridade, sem distinção de raças, crenças ou opiniões, lutar contra a hipocrisia e o fanatismo. Ser Maçom é ser amante da Virtude, da Sabedoria, da Justiça e da Humanidade."
Filosofia Maçônica

Últimas notícias

Entre em contato